A importância do Planejamento de Marketing
[ editar artigo]

A importância do Planejamento de Marketing

O Marketing é uma área estratégica, e para qualquer empresa que deseja estar bem posicionada no mercado, se valer de suas análises, estratégias e ações de construção de valor/reputação de marca é mandatório. Para o marketing atuar com efetividade, é necessário um grau de conhecimento a respeito do mercado, das pessoas, dos produtos e concorrência.

O Planejamento de Marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial usada para identificar as forças e fraquezas da sua empresa, ameaças e oportunidades do ambiente (mercado / consumidores / concorrência) que embasa e estimula o empresário a estabelecer as ações necessárias para aumentar sua competitividade – aproveitando as forças da empresa associada às oportunidades do ambiente e para minimizar suas fraquezas e ameaças. Isso permite que o empreendedor tenha uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados.

O plano de marketing é um documento que resume o planejamento, contendo os objetivos de marketing, as estratégias, as ações de forma estruturada, o orçamento e os resultados esperados.

Outra importância do Planejamento de Marketing, é que ajuda os seus gestores e funcionários da empresa a entender quais são as prioridades e como e aonde investir seus recursos, e que assim como o planejamento estratégico, deve ser usado para comunicar todos da empresa qual é o rumo mercadológico que a empresa está tomando.

Uma empresa precisa se posicionar no mercado, se fazer conhecida e estabelecer uma relação saudável com seus consumidores. É o marketing que proporciona isso, através de um planejamento bem direcionado e compatível com os valores da organização. Por isso, vou explorar dois pontos que fazem parte deste processo e que são extremamente importantes:

Conhecer o seu mercado e especialmente seu público alvo (target)

É bastante comum nos depararmos com empreendedores com plena consciência e clareza sobre o que vão vender, quais são as características e uso de seus produtos. Porém, ao questionarmos a quem se destina o seu produto, ou seja, quem é o público alvo da sua empresa - quais as características, estilo de vida, hábitos de lazer e comportamentos desse público, não é raro vermos um baixo esforço e foco no “mergulho” e busca pela compreensão do seu target. Para direcionar o seu negócio, além de conhecer o seu público alvo, é importante compreender os critérios de escolha desses consumidores sobre os produtos e as marcas no segmento que atua.

Esse embasamento, esse conhecimento sobre seu cliente é desenvolvido a partir de etapas do Planejamento de Marketing. A compreensão das necessidades do mercado em que atua lhe permite direcionar esforços (Tempo, Energia, Pessoas, e Dinheiro) para aquilo que realmente importa – o que é relevante para seu target. O direcionamento da sua empresa com base neste conhecimento, não só minimizam desperdícios de qualquer tipo, como os processos de desenvolvimento de produtos/serviços, comunicação e relacionamento que o empresário realizará, serão muito mais eficientes. Podendo obter mais resultados de suas ações, com os mesmos investimentos anteriores – que provavelmente buscavam impactar diversos perfis de pessoas, o que não só pulverizava os esforços como falava com pessoas que não tinham o perfil adequado para ser impactado pela empresa.

Conhecer e monitorar a sua concorrência

A Análise da Concorrência é essencial para empresas que precisam aumentar a competitividade. Com informações coletadas corretamente, sua empresa pode conhecer e acompanhar como o mercado recebe e reage às ações dos concorrentes, identificando novas oportunidades e agilizando a tomada de decisão. Isso permite prever tendências e movimentações do mercado e especialmente agir com antecedência, se colocando à frente dos concorrentes.

É conhecendo a concorrência que se torna possível o empreendedor identificar e estabelecer qual é a Proposta Única de Valor da sua marca e produtos. A Proposta Única de Valor ou USP (Unique Selling Proposition), que sempre é revisitada no Planejamento de Marketing. Que nada mais é que a identificação dos principais benefícios que o diferenciam da concorrência. É a resposta para pergunta: Por quê o consumidor escolheria a sua marca e não a do seu concorrente? No que você é único ou melhor ou a referência? E obviamente, sempre na visão do consumidor, no que ele percebe e não no que o empresário acha. Para guiar essa avaliação, temos esse diagrama abaixo, onde o empreendedor buscará identificar a “Winning Zone”. Ou seja, o que você faz bem, faz melhor que a concorrência e ao mesmo tempo, é algo que os consumidores querem – é relevante. Esses itens são aqueles que devem ser reforçados em todos os pontos de contato de seus clientes com a marca.

Enfim, esses são alguns dos pontos essenciais e resultantes do Planejamento de Marketing, e algumas das razões que demonstram a importância desta ferramenta na gestão e performance das empresas.

Siga o perfil de Rodrigo Mazu

Comunidade Empreendedora
Rodrigo Mazu
Rodrigo Mazu Seguir

Um profissional com 19 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos, atuando com Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing, inteligência de mercado e branding - www.cognusconsultoria.com

Continue lendo
Indicados para você