O Certo e o Errado na hora da venda
[editar artigo]

O Certo e o Errado na hora da venda

Conquistar novos clientes é muito difícil, portanto, saiba o que é certo e errado na hora da venda para não desperdiçar nenhuma oportunidade.

Vender: a difícil arte de conquistar clientes e sustentar o seu negócio. Com a concorrência aumentando e a crise econômica que estamos passando, os consumidores estão ficando muito mais criteriosos na hora de dispor do seu rico e suado dinheirinho. Fique atento as dicas do que é preciso fazer para não perder o seu cliente.

Escutar o cliente: Mais do que uma boa lábia do vendedor, o que o cliente quer é ter a sua vontade atendida. Tentar a todo o custo convencer o cliente somente para fechar uma venda pode frustrá-lo e pode fazê-lo desistir da compra somente porque não teve a oportunidade de escolher e fechar definitivamente uma porta. Deixe o cliente manifestar a opinião dele. Escute, argumente e, mesmo que ele não fecha negócio com você hoje, ele será uma ótima oportunidade amanhã.

Apresentar o que você precisa vender: O Cliente precisa gostar do seu produto ou serviço, não de você. Claro que ter um excelente relacionamento com o cliente é importante, a empatia é fundamental. Você deve criar um laço de atendimento humano, escutar o cliente, mas não perca o foco. Antes de se tornar seu amigo, ele precisa se tornar seu cliente. Então, estabeleça uma conversa amigável, mas com o produto ou serviço sempre nas entrelinhas.

Oferecer apenas o que você tem: É comum que o cliente sempre exija mais, mais as vezes do que aquilo que temos para oferecer. Na necessidade de fechar uma venda, pode ser que você ofereça momentaneamente ao seu cliente algo que você não tem capacidade de realizar. Infelizmente, este cliente nunca mais será seu. Haja com honestidade e explique com detalhes, se necessário for, para que o seu cliente tenha certeza de até onde você pode chegar. Um atendimento honesto gera um cliente duradouro.

Ser melhor que a concorrência: Não temos escapatória da concorrência. Preço, benefícios, variedades... Tudo o que você tem para oferecer a concorrência também tem. Então, estude melhor sua concorrência e sempre tenha alguma coisa melhor, um diferencial, a cereja do bolo, para oferecer. E nunca tente convencer o seu cliente manchando a imagem da concorrência. Seu cliente pode achar que assim como você está jogando sujo com o mercado, pode estar jogando sujo com ele também.

Assuma a responsabilidade: Nem sempre as coisas saem conforme o planejado, e muitas vezes o controle não está totalmente nas nossas mãos. Para o seu cliente, não importa quem errou, mas sim quem vai resolver o problema dele. Nunca dê desculpas, nem culpe as outras pessoas, o outro departamento, o outro setor. Tenha atitude, assuma a responsabilidade, e resolva o problema do seu cliente. Errar pode acontecer, mas o seu cliente vai lembrar muito mais de quem realmente lutou pelos direitos dele.

Organização e pontualidade: Organização e pontualidade são pré-requisitos para um bom atendimento. Claro que nem todos temos estas habilidades bem desenvolvidas, e isto vai da característica de cada um. Agora, você ter um problema com organização e horário não significa que o seu cliente precisa aceitar isto. Entenda as suas limitações. Estabeleça um check list para suas tarefas e antecipe seus horários. Organização e pontualidade mostram profissionalismo e comprometimento, seu cliente vão gostar.

Vender antes, durante e depois: A venda apenas não pode ser o seu objetivo final, senão, no momento em que a venda acaba, seu cliente acaba também. Construa um relacionamento com seu cliente, mostre que ele é importante para você, faça o cliente se sentir parte da sua empresa. Mantenha o contato sempre, assim, sua empresa sempre estará na memória dele.

Descubra mais sobre estas e outras dicas de vendas para o seu negócio. Na Comunidade Empreendedora a sua opinião pode valer muito. Compartilhe agora e comece a colheras recompensas de ser um membro da Comunidade Empreendedora.

 

TAGS
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Continue lendo
Indicados para você