Indicadores
[editar artigo]

Indicadores

Indicadores são instrumentos de mensuração dos resultados que servem para estabelecer parâmetros de forma quantitativa, dentro de uma organização, sobre a evolução e o desempenho dos seus negócios, qualidade dos produtos e serviços, participação e motivação de seus colaboradores, entre outros.
Os indicadores são utilizados em conjunto com as estratégias da empresa e servem para comunicar o alcance das metas ou sinalizar a necessidade de ações corretivas, e devem ser utilizados continuamente nas empresas.
Uma publicação de Facebook é um exemplo simples para entendermos os indicadores. Como sabemos se uma publicação obteve o sucesso desejado? Pelo número de “likes” ou seguidores desta publicação. Neste caso, se a nossa estratégia for alcançar o maior número de pessoas com a publicação, podemos estabelecer uma meta mínima de 1.000 seguidores. O número de pessoas alcançadas com a publicação será nosso indicador. Este indicador será utilizado para a avaliar a ação e também para tomada de decisões futuras.
Só temos certeza sobre o sucesso se pudermos compará-lo, medi-lo. Uma empresa que está vendendo muito não necessariamente é uma empresa que está dando mais lucro, por isto a necessidade de se estbelecer indicadores para monitorar a performance da empresa. No meio empresarial os indicadores também são conhecidos como Balanced Score Cards.
Os indicadores podem ser classificados em dois tipos: Indicadores de Resultado e Indicadores de Tendência. Os indicadores de resultado são utilizados para mensurar a performance e alcance do objetivo estratégico da organização. São resultados numéricos sobre critérios bem estabelecidos, geralmente acompanhados dos índices financeiros do negócio. Já os indicadores de tendência são utilizados para avaliar para onde está seguindo o comportamento da empresa e relacionam-se com os meios, com os esforços que a organização empreende para conseguir alcançar o objetivo e, principalmente, associados aos objetivos das perspectivas de processos internos, de aprendizado e crescimento, e de mercado. Podem ser apresentados graficamente, para se ter ideia de variabilidade e tendência.
Um indicador é uma representação numérica e, portanto, sua métrica deve estar bem definida: quais são os valores a serem monitorados e como serão coletados, bem como qual é a fórmula que calcula o indicador. Cada organização, de acordo com o seu perfil, necessidade e aspirações, deve definir os indicadores que melhor irão traduzir o desempenho de seus negócios, produtos e serviços, pois estes indicadores ajudarão na pesquisa de soluções para a melhoria de processos e serviços, com o intuito de atingir a meta proposta ou, se necessário, de definir novas metas para aquele indicador.
Vamos usar outro exemplo: um Restaurante. Uma premissa básica de qualquer restaurante é ter uma comida boa e de qualidade, mas uma questão de vida ou morte é que a empresa gere lucro. Desperdício de alimentos é um dinheiro jogado fora que você não pode colocar na conta do cliente (senão ele não volta mais), não pode colocar no preço dos produtos (senão a concorrência te engole) e nem cobrar de ninguém: sai do bolso da empresa, ou melhor dizendo, do dono da empresa. Um dos índices que podem ser usados para acompanhar a performance do restaurante pode ser, por exemplo, o desperdício de alimentos.
Num levantamento atual estimou-se que a taxa de desperdício é de 20%, ou seja, a cada 4 alimentos vendidos, um é jogado fora. Neste exemplo, vamos definir a estratégia:
Objetivo: Reduzir o desperdício de alimentos.
Indicador: Taxa de alimento desperdiçado. Taxa = Qtde Desperdiçada/Qtde Total Consumida.
Neste exemplo o indicador será utilizado para medir a performance da estratégia definida para a empresa.
É natural que um novo negócio ainda não tenha muito claro quais serão os melhores indicadores para o seu negócio, mas uma coisa é certa, é obrigatório ter algum indicador. Se a escolha estiver difícil, basta usarmos de espelho os indicadores de outras empresas do mesmo ramo de atuação. Lembre-se que a experiência dos outros também é um aprendizado.
Note que os indicadores sempre vêm acompanhado de metas, então, acesse o nosso conteúdo e veja como definir algumas metas.

Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Continue lendo
Indicados para você